sábado, 16 de março de 2013

Mais um cardápio fácil 5 - começou a chover e a refrescar

Bom dia a todos, que tal variar o cardápio esse fim de semana?????

Vou ensinar para vocês hoje o bacalhau que eu faço, super tranqüilo e não requer pratica nem habilidade, qualquer criança faz hehehe

Quando faço bacalhau, faço apenas uma entrada de salada porque bacalhau é um prato super completo, mas as vezes, quando tenho paciencia, faço uma pré-entradinha (sempre de folgada) que é uma delicia:

I- FRITADA DE MARISCOS


500 gramas de polvo (limpo e cortado em pedaços)
500 gramas de  lula (limpa e cortada em rodelas
azeite
1/2 dente de alho
cebolinha ou ciboulette picadinha bem miuda
sal a gosto


modo de fazer:
aqueça o azeite, coloque o alho (nao deixe dourar), coloque a cebolinha, de uma fritadinha, coloque o polvo e a lula (escorra super bem a agua, é bom até passar por um pano ou dar tapinhas com uma toalha de papel para secar bem) e vá mexendo até dourar, corrija o sal e sirva com paezinhos como entrada, hummmm, tudo de bom! (um espumante para começar bem a noite, que tal? ou ainda faça um drinque como um kir royale (2 dedinho de licor de cassis na taça de champagne, complete com espumante e coloque uma cereja para enfeitar - um vinho branco leve, como um chardonnay também é bom)

II-SALADA DE GRAO DE BICO OU FEIJAO BRANCO


500 gramas de grão de bico ou feijão branco cozido
1 cebola pequena picada miudinha e deixada na agua quente por 15 min para tirar o gosto forte
salsa e cebolinha picadinhas
1 pimentao vermelho
aceto balsamico
azeite de oliva
sal

dica: eu uso o grão de bico cozido da vapza, é só abrir a embalagem, lavar, escorrer  e temperar hehehehe

asse o pimentao no forno até a casca começar a soltar e ele ficar bem mole, retire a casquinha e corte ele em tirinhas finas
misture todos os ingredientes, tempere com o vinagre, azeite e sal e sua salada estará prontinha (um rosé, que tal? postales do fim do mundo-argentino, é show, ou um rosé d'anjou francês)


III- BACALHAU


quando comprarem o bacalhau, se ele não estiver limpo, lembrem-se que precisam comprar o dobro, porque muito se perderá em pele e espinhos que serão retirados.

1,5 kg de bacalhau limpo, dessalgado e desfiado
4 tomates grandes com pele e sementes
2 cebolas grandes
1 dente de alho
azeitonas pretas sem caroço
6 ovos
 azeite de oliva
6 batatas médias
2 pimentões vermelhos (opcional -obs, quando eu uso o pimentao no grao de bico eu nao uso novamente no bacalhau), sem sementes, cortados em rodelas.

Modo de fazer
- se for dessalgar o bacalhau precisar começar umas 6 horas antes, coloque em água fria e vá trocando a água de meia em meia hora - depois cozinhe o bacalhau em água por mais ou menos 20 a 30 minutos- eu começo desfiar quando ainda está quente, porque se deixar esfriar a pela irá colar-
- fritar o dente de alho, até começar a dourar, dai acrescentar a cebola picada e fritar  (bastante azeite para que a cebola fique nadando nele) até que fique molinha, se for usar pimentao, nessa hora frite-o junto com a cebola, reserve;
- cozinhe as batatas em água, sem nenhum  sal, fatie em fatias de 3mm mais ou menos
- corte os tomates em fatias finas
- cozinhe os ovos e corte em fatias finas
- experimente o sal do bacalhau, se ficou salgadinho ainda, não acrescente sal em mais nenhum lugar, se ficou sem sal, coloque sal na cebola com o azeite, porque ele ira escorrer e penetrar no bacalhau.
- monte em camadas, primeiro coloque uma camada de cebola, uma de batatas, uma de bacalhau, salpique azeitonas pretas (nao precisa cobrir uma camada, apenas uma aqui e ali para nao ficar muito forte), coloque os ovos e por ultimo os tomates, va fazendo assim até o final, sempre termine com os tomates e veja que esteja completamente regado de azeite (eu gosto de fazer em um pirex transparente para garantir que o azeite esteja por todo o bacalhau) se acharem que ficou meio sequinho, coloquem azeite puro;
- leve ao forno até o tomate começar a ficar "tostadinho" (vinho tinto- um primitivo de manduria Masseria Pietrosa cai bem, um malbec argentino, eu sei, eu sei, mas eu amooooooo).

acompanhamento:
ARROZ DE BROCOLIS


arroz branco pronto
6 flores de brocolis (pique com os talinhos bem miudos)

modo de fazer:
frite o brocolis em azeite de oliva até dar uma amolecida, junte o arroz branco já pronto e cozido, mexa até misturar e sirva.
dica: para enformar o arroz e fazer aqueles sininhos bonitinhos (timbal), passe azeite de oliva no interior de um copo ou xícara e dai coloque o arroz, aperte bem com uma colher, coloque no prato antes de mais nada, dai de batidas no fundo do copo ou xícara e vá retirando lentamente, fica lindinho - aliás, pode fazer timbal do que quiser dessa forma

IV-SOBREMESA


Mousse de Ameixa

1 lata de creme de leite light
1 lata de leite condensado light
1 lata de ameixas em calda sem caroço
1 folha de gelatina incolor

MODO DE FAZER:

bata o creme de leite, o leite condensado e a ameixa com calda no liqüidificador, reserve. Dissolva a gelatina conforme as instruções do pacote, misture todos os ingredientes, coloque em potinhos e leve a geladeira por umas duas horas, enfeite com uma ameixa e uma folinha de hortelã. (familia bianchi latest harvest argentino ou outro colheita tardia)



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search